A reencarnação divina no hinduismo e cristianismo

hindu-ganesha

As manifestações periódicas e dissolução do mundo
Os Puranas, os principais escritos do Hinduísmo Vaishnava, afirmar que o deus Vishnu provoca uma manifestação cíclica e dissolução do mundo.

Cada ciclo cósmico (Mahâyuga) tem quatro idades: Krita Yuga – 1728 mil anos, Treta Yuga – 1296 mil anos, Dvapara Yuga – 864 mil anos e Kali Yuga – 432 mil anos. Depois segue-se a dissolução (Pralaya) do mundo físico. Este ciclo é repetido 994 vezes, formando um período chamado kalpa e, em seguida a dissolução pralaya (), tanto do físico e sutil do mundo segue. 36 mil kalpas e Pralayas fazer a vida de Brahma, o deus criador, que é seguido por uma dissolução total (Mahapralaya) do mundo físico, sutil e causal. Então todos os mundos do tempo, espaço e voltar em Brahman, e todo o ciclo começa novamente num processo interminável de manifestação e dissolução.
De acordo com o cristianismo, por outro lado, o mundo foi criado apenas uma vez, e não como uma necessidade, mas por amor superabundante de Deus. Embora o mundo tornou-se corrompida pelo pecado, esta situação não pertence a um cenário normalmente repetido como no hinduísmo, mas é o resultado de uma resposta errada humana ao amor de Deus. Apesar do fato de que nosso mundo é diferente daquilo que Deus tem previsto inicialmente, não seguem um ciclo de repetição da manifestação e dissolução. O “novo céu e nova terra”, apresentado no final do Apocalipse (21,1) não é uma nova criatura similar ao apresentado em Gênesis. Caso contrário, seria na verdade confirmar uma manifestação cíclica do mundo de acordo com o padrão de Hindu. A Bíblia não confirma tal mecanismo. O “novo céu e nova terra” é mais um mundo eterno, onde o pecado foi erradicada e que haverá “mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor” (Ap 21,4). Ela pertence àqueles que aceitaram a obra salvadora de Cristo e nunca vai ter um pralaya para terminá-la.

Os dez avatares de Vishnu
O deus Vishnu é dito para descer dez vezes em nosso mundo durante cada ciclo cósmico (Mahâyuga), a fim de restabelecer o equilíbrio entre o bem eo mal. O número de suas encarnações varia de um hindu escrito para outro. O Mahabharata dá três listas de avatares de Vishnu: Em primeiro lugar, são mencionadas quatro, seis e, finalmente, há uma lista de dez, sob a forma de: (1) Swan (2), tartaruga, (3) Peixe (4) javali (5), homem-leão, (6) anão (7), Bhargava Rama (8), Dasaratha Rama (9), Krishna, e (10) Kalki. O Purana Markandeya 4,44-58 enumera 12 avatares de Vishnu, o Garuda Purana listas de 19, enquanto o Matsya Purana 47,32-52 enumera 22. Desde a época do Bhagavata Purana o número de avatares tem sido uniformemente reconhecido como dez. Por isso, vamos utilizar a lista dos mais conhecidos: (1) Peixe (2), tartaruga, (3) javali (4), homem-leão (5), anão, (6) Parasurama (7), Rama (8), Krishna (9), Buda e (10) Kalki. Os primeiros nove já ocorreram e esta última ainda está por vir. Vamos dar uma breve descrição de cada avatar, ver o que tinha de alcançar e como foi feito.

 

1 – O peixe (Matsya).

01

Os Vedas foram roubados de Brahma por um demônio, então os deuses enviaram uma enchente sobre a terra para afogá-lo e, assim, recuperar as escrituras sagradas. Vishnu assumiu a forma de um peixe, previu o dilúvio vindo à Manu santo e salvou junto com sua família, levando o navio para a segurança.

2- O jabuti (Kurma).

02

Durante o dilúvio que destruiu o mundo dos deuses perdeu o creme de leite do oceano (amrita), pela qual renovou sua juventude e evitado a morte. Deuses e demônios juntos conjunto sobre a produção pelo oceano amrita o espremer do leite, utilizando-se como uma montanha e ficar agitando a encarnação de Vishnu, como uma tartaruga para o eixo sobre o qual descansá-la. Sua ação foi bem sucedida eo amrita recuperado.

3 – O javali (Varaha).

03 

Brahma foi obrigado a conceder o benefício da imortalidade de um demônio que tinha executado austeridades. Sob a capa deste benefício, o demônio perseguia homens e deuses, roubou os Vedas de Brahma e arrastou a terra sob o oceano, até a sua residência escura. No entanto, o demônio se esqueceu de mencionar o javali em sua lista de deuses, homens e animais que ele poderia ser invulnerável, então Vishnu tomou a forma de um enorme javali, desceu para o oceano, matou o demônio com suas presas, recuperou os Vedas e lançado na terra.

 

4 – O homem-leão (Narasinha).

04

Um demônio havia obtido o benefício de invulnerabilidade através de ascetismo dos ataques de homens, animais e deuses. Ele tinha a certeza de Brahma que não podia ser morto ou dia ou noite, dentro ou fora de sua casa. Esse demônio ficou muito poderoso, proibiu a adoração de todos os deuses e substituiu-o com adoração para si mesmo. Vishnu assumiu a forma de metade homem, metade leão (nem homem nem besta) e rasgou o demônio em pedaços, à noite (nem no dia nem de noite) na porta de seu palácio (nem dentro nem fora dela) .

 

5 – O anão (Vamana).

05

O rei Bali ganharam muito poder por seus sacrifícios, por isso os deuses estavam em perigo de perder sua posição celestial para ele. Portanto Vishnu se encarnou como um anão, e pediu ao rei para o dom de três passos de terra. Uma vez que eles foram aceitos, o anão de repente cresceu a um tamanho enorme e coberto toda a terra e os céus por seu ritmos e Bali foi deixado para morar no inferno.

 

6 – Parasurama (Rama com o machado).

06

A casta de guerreiros (xátrias) estava exercendo a tirania sobre todos os homens, especialmente sobre os brâmanes, assim que a casta sacerdotal estava em perigo. Vishnu veio ao mundo como Parasurama e exterminaram toda a casta dos xátrias com seu machado.

Enquanto ele ainda estava na terra, o avatar seguinte (Ramachandra) veio e os dois tiveram que lutar. Ramachandra Parasurama derrotado em uma prova de força e quebrou o seu arco. (Tanto o Ramayana eo Mahabharata lembrar deste episódio. Parasurama No Mahabharata é golpeado sem sentido por Ramachandra).

 

7 – Ramachandra (Rama)

07

é o herói do épico Ramayana. O demônio Ravana havia praticado austeridades, a fim de propiciar a Brahma, que lhe concedeu imunidade de ser morto pelos deuses, gandharvas e demônios. Sob essa proteção, Ravana perseguidos deuses e homens. Vishnu tomou a forma humana do príncipe Rama, para Ravana era demasiado orgulhoso para pedir imunidade dos homens. Muitas aventuras seguiu em viagem de Rama, para salvar sua esposa Sita, que foi sequestrado pelo demônio e levados para a Ilha de Lanka. Rama levantou um exército de macacos e ursos liderado pelo deus-macaco Hanuman e uma grande batalha foi travada na frente dos portões da cidade. Rama usou uma arma mágica infundido pelo poder de muitos deuses, matou Ravana e resgatou a sua esposa.

 

8 – Krishna.

08

O objetivo da encarnação de Vishnu como Krishna foi para matar o demônio Kamsa, que havia se tornado um rei tirânico. Ele matou filhos e proibiu o culto de Vishnu. missão Krishna teve três fases: infância, juventude e idade média. Durante a infância, ele realizou muitos feitos de força, matando todos os demônios enviados contra ele por Kamsa. Em sua juventude, Krishna teve muitas aventuras amorosas com cowgirls casados. Por último, na sua meia-idade, ele matou Kamsa e tomou parte na guerra Bharata (o episódio mais famoso é o recolhimento no Bhagavad Gita). Sua missão cumprida, Krishna se retiraram para a floresta em meditação. Um caçador confundiu o pé de um veado e atirou nele, assim piercing Krishna é um local vulnerável e ferindo mortalmente ele.

 

9 – Buda.

09

Os demônios tinham roubado as poções de sacrifício aos deuses e executou o ascetismo, então os deuses não puderam conquistá-los. Vishnu encarnou como um homem da ilusão, a fim de propagar falsas idéias e levá-los perdido a sua fé de idade. Buda pregou que não há nenhum criador, que as três grandes deuses (Brahma, Vishnu e Shiva) eram apenas simples mortais, que não há dharma, que a morte é a aniquilação total, não há céu nem inferno e sacrifícios não são de nenhum valor. Obviamente, o Buda como avatar de Vishnu, não tem fundamento histórico. Ele era uma espécie de advogado do diabo, que conseguiu enfraquecer os adversários dos deuses. Os demônios se tornaram budistas, abandonou os Vedas e, consequentemente, foram mortos pelos deuses. Esta história foi apresentada pela primeira vez no Purana Vishnu (5 º século dC), e é obviamente uma tentativa de subordinar o budismo ao hinduísmo.

 

10 – Kalki.

10

O avatar passado, que ainda está por vir, põe fim à terra degenerada, realizando a destruição final dos ímpios e preparando o caminho para a renovação da criação e do ressurgimento da força no Mahâyuga seguinte.

 

A seguinte tabela resume o significado dos 9 avatars de Vishnu

Topico Qual o avatar que se encaixa no cenário
Um demônio realizou austeridades e ganharam muito poder sobre os deuses 3,4,5,7,8,9
O avatar veio para salvar os deuses 1,2,3,4,5,6,7,8,9
O avatar veio para salvar os humanos 1,3,4,6,7,8
O avatar que mata demonios 3,4,7,8
A forma de incorporação dos avatars Animal (1,2,3) – metade besta metade humano (4) – humano (5,6,7,8,9) – de acordo com a forma como o demónio tinha de ser enganado.

 

A encarnação divina no cristianismo – o Filho de Deus encarnado em Jesus Cristo

Este é um resumo tirado de um arquivo anterior sobre a natureza da salvação, no cristianismo. O relato cristão da encarnação divina do Filho de Deus apresenta voluntariamente deixar sua glória divina, tendo um corpo humano e descendentes em nosso mundo através do nascimento virginal. O apóstolo Paulo afirma:
Jesus Cristo, sendo em forma de Deus, não considerou a igualdade com Deus, algo que deve ser aproveitada, mas fez-se esvaziou, assumindo a natureza de um servo, fazendo-se semelhante aos homens (Fl 2,6-7).

01

Este “fazer-se nada” é chamada de teologia da kenosis (literalmente = “esvaziamento”) de Cristo. Isso não significa abandonar a natureza divina, mas a adição de uma natureza humana com suas limitações consequentes. A kenosis envolve a dissimulação da sua glória preincarnate (Jo 17,5), tendo sobre si a semelhança de carne humana (Romanos 8,3) eo não uso temporário de atributos divinos durante seu ministério terrestre. Esta foi a sua livre iniciativa e não uma necessidade, imposta por sua natureza, como é o caso do periódico encarnações de Vishnu. Jesus Cristo é a única encarnação de Deus, desceu ao nosso mundo com uma missão única e não repetível na história. Ele não é um simples avatar, uma encarnação periódica de um deus hindu, mas a única encarnação de Deus Filho, tornar-se Deus, o Homem perfeito, tanto em sua divina ea natureza humana.
No Hinduísmo Vaishnava nenhum dos avatares tem uma união perfeita das duas naturezas. Como eles não têm nenhuma base histórica, é muito difícil especular sobre como a sua natureza divina poderia ter sido combinado com o físico de um (animal ou humana). Devido a examinar o corpo físico um vestido simples que é colocado dentro e fora (de acordo com Bhagavad Gita 2,22), não pode haver qualquer associação real de Vishnu, com um corpo físico. Cristo veio para resgatar o corpo físico também, pois sua associação com ele era real. É por isso que há tanta tensão em sua ressurreição física, que por um avatar hindu é um absurdo. Portanto, o avatar hindu melhor se encaixa no entendimento Docetic de Cristo (a ser apresentado apenas a aparência de um corpo físico), que é considerado uma heresia clássico no Cristianismo.
A diferença mais marcante de avatares Hindu considera a morte de Cristo. Este foi o ponto crucial de sua encarnação: ele tinha de morrer na cruz para nossa redenção do pecado e da reconciliação com Deus. O apóstolo Pedro afirma em sua epístola:
Ele mesmo levou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça, por suas chagas fostes curados (1 Pedro 2,24; ver também 1,18-21; 3,18) .
Jesus Cristo como “o Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo” (Jo 1,29) é a pedra angular do Cristianismo e seu elemento não-paralelo. Desde o seu corpo físico era tão real e tão intimamente associada à sua natureza divina, o sofrimento de Cristo na cruz não foi uma mera ilusão. O seu tormento e morte eram tão real que nenhum daqueles que achava que poderia esperar uma vitória futura sobre a morte. Ele não morreu apenas na aparência física, como a heresia docetista sugere, mas sim como um pobre miserável, experimentando o sofrimento em seu sentido mais amplo. Sua morte demonstra a seriedade do nosso pecado e do amor incomensurável de Deus, como Jesus quando proclamou:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3,16).
Paralelos entre os avatares hindus e Jesus Cristo
Quais são os demônios?
De acordo com o hinduísmo, os demônios são seres que atualmente colhe os frutos do seu mau carma adquirido em vidas anteriores. No entanto, as coisas ruins que eles fazem não são arbitrárias, como a lei do karma garante que o homem afligido por demônios são justamente punidos pelos seus próprios maus atos realizados em vidas anteriores. Portanto, do ponto de vista global, as ações do demônios “ruim deve ser visto como necessário para equilibrar karma. Existência como um demônio é limitado e, eventualmente, não é a reencarnação de volta em forma humana e agora uma nova chance dada ao alcançar a libertação.
Uma vez que entendemos como funciona o karma se torna absurdo que Vishnu tem de intervir no mundo, como descendente de um avatar e salvá-lo. Como ele poderia salvar o mundo das conseqüências do karma, uma vez que é uma lei espiritual que não pode ser abolido? Enquanto o carma como atua no mundo, a morte de um demônio tem um efeito muito limitado. Se o demônio não cumpriu ainda seu papel como o agente do carma em nossas vidas, ele deve reencarnar e continuar sua missão. De acordo com a doutrina da reencarnação, somente um de estrutura física pode ser “morto” (veja Bhagavad Gita 2,19), e não a “alma imortal”. Demônios nunca vai parar de criar problemas e, portanto, os avatares terão sempre de vir e salvar o mundo. Pelo menos dez devem chegar em cada Mahâyuga. Portanto, a matança de demônios pelos avatares é apenas uma solução a curto prazo para o problema do mal no mundo.
Por outro lado, no cristianismo, os demônios têm uma natureza diferente e destino. Eles são anjos caídos que nunca vai reencarnar, nunca volta ao seu estado inicial ou alcançar a salvação. Enquanto o mundo atual tem uma duração limitada e não há re-manifestação do mesmo, os demônios serão eternamente separados do Reino de Deus no dia do julgamento. (Para obter mais informações sobre a natureza dos demônios na Cristandade clique aqui.)
Como os demônios alcançar poder sobre os deuses?
Um elemento muito interessante no Hinduísmo Vaishnava é que qualquer um – deus, humano ou demônio – pode alcançar o mesmo poder mágico através de austeridades (tapas). Depois que este poder é atingido, ninguém pode quebrá-lo. Na verdade, a 3, 4 avatares, 7, 8 e 9 de Vishnu todos vieram porque um demônio austeridades realizadas tantas que o deus Brahma foi obrigado a conceder-lhe a bênção da imortalidade como recompensa. O mecanismo para alcançar tal poder está fora do controle dos deuses, o que prova a sua fraqueza em governar o mundo. Como resultado, o avatar tem que encontrar uma maneira de matar o demônio sem quebrar as promessas feitas a ele pela Brahma. As soluções encontradas por Vishnu são às vezes muito engraçados (ver, por exemplo, o terceiro eo quarto avatar).
Por outro lado, em demônios cristianismo não tem nenhuma maneira possível de chantagear Deus. Eles não podem alcançar mais poder do que eles ficaram com a queda. Nem anjos nem demônios poderia representar uma ameaça para Deus. Poder só pode ser dada por Deus, numa medida limitada, e apenas para reconhecer a verdadeira fonte do poder, que é o próprio Deus.
Quem fez a encarnação divina veio para salvar, deuses ou seres humanos?
No hinduísmo não só os demônios podem forçar os deuses a admitir os seus méritos, mas a descida do divino em forma humana está mais preocupado em salvar o mundo dos deuses do que a dos humanos. Por exemplo, há 8 avatares (n º 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8 e 9) envolvidos em salvar o mundo dos deuses do poder alcançado pelos demônios, enquanto Não. Apenas 6 (1, 3 , 4, 6, 7 e 8) estão preocupados com a economia de seres humanos. Isso prova que os deuses têm uma posição muito frágil e estão mais preocupados com eles próprios do que com os problemas da humanidade.
No Cristianismo, a idéia de Deus encarnar-se para salvar a si mesmo é um absurdo. Deus não é afectado por qualquer coisa demônios poderia fazer. A única finalidade da encarnação de Deus em Jesus Cristo é a salvação dos seres humanos contra os efeitos do pecado. O problema do Cristianismo não é que os demônios são uma ameaça para Deus, mas que os humanos escolheram desobedecer a Deus. Através do ato da encarnação divina seres humanos têm a chance de voltar à comunhão pessoal com seu criador.
Como é que a encarnação divina salvar?
Normalmente, o avatar hindu mata o demônio (n º 3, 4, 7, 8, apenas o rei demônio-Bali é poupado e enviado para o inferno por não. 5). A matança é realizada com muita cautela, para que as promessas feitas por Deus a Brahma não deve ser quebrado. No entanto, devido à reencarnação esta “morte” não é de muito efeito, sendo limitado apenas uma solução para o problema do mal.
Por outro lado, no cristianismo, Jesus Cristo não fez literalmente matar Satan. Após o sistema sacrificial do Antigo Testamento, Jesus se deixou ser crucificado por nossa causa. Este foi o “dom de Deus” (Romanos 6,23) como resgate por nossos pecados, a chance que nos é oferecida para se libertar do poder de Satanás e do pecado. Segundo a Bíblia, a destruição final do poder de demônios só irá ocorrer no dia do juízo (Ap 20,10).
aspectos contraditórios dos avatares hindus
Um episódio interessante é o conflito entre dois avatares da Treta Yuga (Parasurama e Ramachandra). Como pode ser isso? Como pode duas encarnações do mesmo Deus lutam um com o outro? Não é cada um avatar sob o controle divino? Por que não o primeiro Rama sair a tempo? Ou porque ele não podia resolver o problema para o qual o avatar seguinte veio, se ele estava presente no mundo?
Por outro lado, como poderia deuses cooperar com os demônios no momento do avatar do segundo (Kurma) vinda? Como é possível tornar-se aliados e para ambos a ser ameaçada pela falta de amrita? Isto significa que ambos os deuses e demônios usar a mesma fonte de energia.
Jesus Cristo poderia ser equiparada a uma avatar hindu?
Jesus foi uma figura histórica que nasceu, viveu e morreu cerca de 2000 anos atrás. Se sua vida não foi um evento histórico único, seu ensino seria absurdo. Se tomarmos as suas pretensões, os milagres, a paixão ea ressurreição para fora da história, o cristianismo é deixado sem substância. Por outro lado, o hinduísmo não se preocupa com a historicidade, para que ele possa aceitar qualquer contos da encarnação divina repetido. A mensagem espiritual do avatar é o único elemento que importa, não a sua historicidade. Sob essa perspectiva, os hindus aceitam Jesus Cristo como um avatar do mundo ocidental com uma mensagem poderosa, mas como nada mais do que qualquer outro avatar.
Por um lado, o hinduísmo é sincretista, incluindo até mesmo o Buda entre os avatares, o que rejeitou os princípios básicos do hinduísmo. Por outro lado, o Cristianismo é muito exclusivista, quando se trata de caracterizar a descida do divino em forma humana. Portanto, Jesus Cristo não pode ser apenas um outro avatar, uma simples variante de um mito eterno. Esta seria privá-lo de sua verdadeira identidade. Sua paixão, morte na cruz e ressurreição dar-lhe um retrato totalmente diferente daquela dos avatares hindus.