Karma

karma1

Karma é o conceito de "acção" ou "ação" em religiões indianas entendido como denotando todo o ciclo de causa e efeito descrito em hindu, jainista, sique e filosofias budistas.

Karma é sobre a responsabilidade. É um elo entre duas ou mais almas de uma ou mais vidas. A dívida cármica é algo que supostamente devemos outra pessoa, ou que lhe devo uma outra forma de linha do tempo. Como tudo é paralelo, a questão do karma, a roda do carma, são conexões alma em realidades paralelas. Agora, pego nos jogos das emoções, da família e amigos e que são chamados grupos de almas que joga em realidades diferentes, jogos juntos, como amigos e amantes, companheiros de alma. Aqui encontramos coisas devidas e jogos que, mesmo não se pode muitas vezes fazer sentido.
A explicação do karma podem diferir por tradição. Geralmente acredita-se ser uma soma de tudo o que um indivíduo fez, está fazendo e fará. Os resultados ou "frutos" de ações são chamados phala karma. Karma não é sobre retribuição, vingança, punição ou recompensa, karma simplesmente lida com o que é. Os efeitos de todas as ações ativamente criar passadas, presentes e futuras experiências, tornando assim um responsável pela própria vida, ea dor e alegria que ela traz para os outros. Nas religiões que incorporam a reencarnação, o karma se estende através da vida presente e todas as vidas passadas e futuras. Ela é cumulativa.
Ao longo desse processo, muitos acreditam que Deus desempenha algum tipo de papel, por exemplo, como o dispensador dos frutos do karma. Hindus Outros consideram as leis naturais da causa suficiente para explicar os efeitos de vista karma.Another sustenta que um Sadguru, agindo em nome de Deus, pode atenuar ou resolver alguns dos karma do discípulo.
Lei do Karma
A "Lei do Karma" é central nas religiões Dharma. Todas as criaturas vivas são responsáveis pelo seu karma, suas ações e os efeitos de suas ações, e para a sua libertação do samsara. O conceito pode ser rastreada até os Upanishads. A tradição esotérica cristã, essênio e posteriormente escolas Rosacruz ensiná-la como a "Lei de Causa e Efeito Consequence /" No entanto, essa tradição esotérica ocidental acrescenta que a essência dos ensinamentos de Cristo é que a lei do pecado e da morte pode ser superado pela Love, que irá restaurar a imortalidade.
Ações não criar karma (bom ou mau) quando realizada por um indivíduo no estado de Moksha ou libertação. Essa pessoa é chamada de "Stithaprajna". O monista, Adi Sankara ensinou "Akarmaiva Moksha", que significa "Moksha só pode ser alcançada fazendo, não por um processo de esforço". Todas as ações realizadas por uma no estado de Moksha são chamados de Dharma.
Os hindus acreditam que tudo no Universo está em um estado de criação, manutenção ou destruição. Da mesma forma, a mente cria um pensamento, sustenta (segue) por algum tempo e finalmente o pensamento morre para baixo (talvez para ser substituído por outro pensamento). Além dos três estados de consciência, o hinduísmo invoca um quarto estado da chamada Turiya ou consciência pura, onde a mente não está envolvida no pensamento, mas apenas observa os pensamentos. Ações no estado Turiya não criar karma. A meditação é uma prática que visa dar às pessoas a experiência de estar neste estado objectivo. Uma pessoa que está constantemente em estado turiya diz ter atingido moksha, onde suas ações acontecem como uma resposta aos acontecimentos (e não por causa do processo de pensamento), tais ações não resultam em acúmulo de karma como eles não têm nenhum efeito cármico.
O processo de libertação (moksha) da consciência do ego (Ahamkar) com o seu karma inerente pode ser comparado com a doutrina da salvação, no cristianismo mainstream: Grace dada pela fé no sofrimento, morte e ressurreição de Jesus.
Em As religiões indianas
Karma no Hinduísmo
Um dos primeiros e mais dramáticos exemplos de karma pode ser encontrada no épico Mahabharata. Neste poema, Arjuna protagonista se prepara para a batalha quando ele percebe que o inimigo é composto por membros da própria família e decide não lutar. Seu cocheiro, Krishna – uma das encarnações de Deus (Vishnu) – explica a Arjuna o conceito de "direito", entre outras coisas, e lhe faz ver que é seu dever lutar.
O conjunto do Bhagavad Gita no Mahabharata, é um diálogo entre estes dois sobre aspectos da vida, incluindo a moralidade e uma série de outros temas filosóficos. O conceito hindu de karma original foi mais tarde reforçada por vários outros movimentos dentro da religião, sobretudo Vedanta e Tantra.
Karma significa literalmente "ação" ou "acto" e, mais amplamente os nomes do princípio universal de causa e efeito, ação e reação que rege toda a vida. Karma não é destino, pois o homem age com vontade livre criando seu próprio destino. De acordo com os Vedas, se semearmos bondade iremos colher bondade; se semearmos maldade, iremos colher maldade. Karma refere-se à totalidade de nossas ações e as suas reacções concomitantes nesta e em vidas anteriores, que determina o nosso futuro. A conquista do karma está em ação inteligente e resposta desapaixonada.
Karma é considerada uma lei espiritual originou. Muitos hindus ver o envolvimento direto de Deus neste processo, enquanto outros consideram as leis naturais de causa suficiente para explicar os efeitos do karma.
Karma não é castigo ou vingança, mas simplesmente uma expressão alargada ou as consequências dos actos natural. Os efeitos experientes também podem ser atenuadas através de acções e não são necessariamente fadado. Ou seja, uma determinada ação agora, não é obrigatória para alguns, experiência pré-determinado futuro ou reação, mas não é um simples, one-to-one correspondência de recompensa ou punição.
escrituras hindus karma dividir em três tipos: Sanchita (acumulado), Prarabdha (frutíferas) e Kriyamana (atual) karma. Todos os karmas kriyamana se karma Sanchita após a conclusão. Deste estoque de Sanchita karma, um punhado é retirado para servir uma vida, e este punhado de ações, que começou a dar frutos e que serão esgotados em apenas seus frutos serem apreciados e não o contrário, é conhecido como prarabdha karma. Desta forma, enquanto o estoque de Sanchita karma dura, parte dela continua a ser retirado como karma prarabdha para ser apreciado em uma só vida, levando ao ciclo de nascimento e morte. A jiva não pode atingir moksha até o sanchita karmas acumulados estão completamente esgotados.
Karma no budismo
No Budismo, o carma (páli kamma) é estritamente distinguir vipaka, que significa "fruto" ou "resultado". Karma é classificado dentro do grupo ou grupos de causa (Pali hetu) na cadeia de causa e efeito, onde se inclui os elementos de "actividades volitivo" (Pali sankhara) e "ação" (Pali bhava). Qualquer ação é entendida como criar "sementes" na mente que vai brotar no resultado adequado (Pali vipaka), quando encontram as condições ideais. A maioria dos tipos de karmas, com resultados bons ou ruins, vai manter um dentro da roda de samsara, outros vão para libertar um nirvana.
O budismo diz respeito diretamente ao karma motivos por trás de uma ação. Motivação geralmente faz a diferença entre "bons" e "maus", mas incluídos na motivação é também o aspecto da ignorância, por isso uma ação bem-intencionada de uma mente iludida pode facilmente ser "mau" no sentido de que ele cria resultados desagradáveis para o ator ".
No Budismo, o carma não é a única causa de tudo o que acontece. A seguir estão os cinco "Niyama Dharma" Os efeitos que causam.
* Karma Niyama – conseqüências das ações
* Dhamma Niyama – As leis da natureza
* Irthu Niyama – mudanças climáticas e sazonais
* Biija Niyama – herança genética
* Chitta Niyama – Vontade de mente
Os últimos quatro cobrir as "condições" ou "circunstâncias" em que as potenciais cármicos podem amadurecer como resultado.
Karma no Jainismo
Karma no Jainismo transmite um significado totalmente diferente como vulgarmente é entendida, na filosofia hindu e da civilização ocidental.
No Jainismo, o karma é referido como sujeira cármica, pois consiste de partículas muito sutis e microscópicas pudgala ou seja, que permeiam todo o universo. Karmas são atraídos para o campo cármico de uma alma por conta de vibrações criadas pelas atividades da mente, da fala e do corpo, bem como por conta de várias disposições mentais. Assim, os karmas são a matéria sutil em torno da consciência de uma alma. Quando a consciência ou seja, esses dois componentes interagem e karma, é experimentar a vida como a conhecemos actualmente. Herman Kuhn citar karmas Tattvarthasutra descreve como um mecanismo que nos faz bem a experiência dos temas da nossa vida até que tomou conhecimento dos mesmos ideais e até o nosso apego emocional a estes temas cai.
De acordo com Padmanabh Jaini "essa ênfase colhendo os frutos apenas de um ¹ s carma não se restringiu ao jainistas, ambos os hindus e os escritores budista produziram matérias doutrinárias destacando o mesmo ponto. Cada uma das tradições último, no entanto, as práticas desenvolvidas em contradição básica para tal crença. Além shrardha (o sacrifício ritual hindu pelo filho do falecido), encontramos entre os hindus é a adesão generalizada a noção de intervenção divina na queridos destino, enquanto os budistas finalmente chegou a propor tais teorias como a de concessão de benefício bodhisattvas , a transferência de mérito e como. Jainas Apenas foram absolutamente dispostos a permitir que tais idéias penetrem sua comunidade, apesar do fato de que deve ter havido grande quantidade de pressão social sobre eles para fazê-lo. "
Os pontos-chave onde a teoria do Karma no Jainismo difere das outras religiões, pode ser declarado como segue:
* Karma no Jainismo funciona como um mecanismo de auto-sustentação como a lei natural e universal, sem qualquer necessidade de uma entidade externa para gerenciá-los. (Ausência do exógeno "Entidade Divina" no jainismo)
* Jainismo defende que as mudanças de uma alma karma mesmo com os pensamentos, e não apenas as ações. Assim, até mesmo pensar mal de alguém resistir a "karm-bandh" ou um incremento de karma ruim. É por essa razão, Jainismo dá uma ênfase muito forte em "dhyan samyak" (racionalidade no pensamento) e "darshan samyak" (racionalidade na percepção) e não apenas charitra "samyak" (racionalidade na conduta).
* De acordo com Jain teologia, uma alma é libertada de assuntos mundanos, logo que ele é capaz de emanicipate do "karm-bandh. Um exemplo famoso é o da Mata Marudevi, a mãe de Shri Rishabh Dev, o Tirthankar primeiro ciclo do tempo presente, que chegou emanicipation tais elevando seqüencialmente os processos de seu pensamento, enquanto ela estava visitando o filho Tirthankar. Essa ilustração explica como "Nirvana" e "Moksha" são diferentes no Jainismo, a partir de outras religiões. Na presença de um Tirthankar, outra alma alcançado Keval Gyan e, posteriormente, Nirvana, sem qualquer necessidade de intervenção do Tirthankar.
* A teoria cármica no Jainismo opera de forma endógena. Tirthankars não são atribuídos "divindade" no Jainismo. Assim, mesmo os Tirthankars se tem que passar por estágios de emanicipation, para atingir esse estado. Embora o budismo dá um similar e, em certa medida, uma conta de correspondência para Shri Gautama Buda, Hinduísmo mantém uma teoria totalmente diferente, onde a graça divina "é necessária para emanicipation.
* Jainismo trata igualmente todas as almas, na medida em que defende que todas as almas têm o mesmo potencial de alcançar "o nirvana". Somente aqueles que fazer um esforço, realmente atingi-lo, mas mesmo assim, cada alma é capaz por si próprio a fazê-lo gradualmente reduzindo seu karma.
Análogos de Karma
Se aceitarmos a finalidade básica de ética do carma é um comportamento responsável, e o princípio do carma é, essencialmente, "se você fizer coisas boas, coisas boas vão acontecer com você – se você fizer coisas ruins, coisas ruins vão acontecer com você", então é possível identificar análogos com outras religiões que não dependem de karma como uma afirmação metafísica ou doutrina.
Karma não diz especificamente se com a salvação, já que implica uma dinâmica de base sócio-ético. Como um mecanismo de karma, no hinduísmo é juiz de nossas ações, bem como o conceito de Deus como juiz é em relação às "boas obras" nas religiões ocidentais.
Da mesma forma, a deusa egípcia Ma’at (o juiz divino) desempenhou um papel semelhante e imparcial fazer justiça de uma forma muito semelhante ao karma; Ma’at não poderia ser aplacada pela fé ou arrependimento – uma ação feita foi feito, sem espaço para o conceito mais recente teísta de graça.
Parallels também podem ser encontradas na deusa grega Ananke (necessidade, inevitabilidade ou coação), que era a mãe do Moiras (Parcas), e abordou a alguém Heimarmene "(parte reservada) estritamente de acordo com suas ações tanto nesta vida e em encarnações anteriores, e em germânico Wyrd.
O apóstolo Paulo afirma semelhante: "O homem colhe o que semeia"
Western Interpretação
Uma definição acadêmica e religiosa foi mencionado acima. Milhões de pessoas acreditam em karma e é uma parte de muitas culturas e as psiques de milhões de pessoas. Outros, sem religiões, especialmente em culturas ocidentais ou com educação cristã, tornam-se convencido da existência do carma. Para alguns karma, é um conceito mais razoável do que a condenação eterna para os ímpios. Espiritualidade ou uma crença de que a virtude é recompensada eo pecado gera sofrimento pode levar a uma crença no karma.
De acordo com o karma, realizando ações de resultados positivos em uma boa condição na nossa experiência, enquanto a ação resulta em um efeito negativo ruim. Os efeitos podem ser vistos imediatamente ou atrasado. Atraso pode ser até mais tarde na vida atual ou na próxima. Assim, os atos meritórios pode significar o renascimento em uma posição mais elevada, como um ser humano superior ou um ser divino, enquanto resultado atos malignos no renascimento como uma vida humana em circunstâncias menos desejáveis, ou como um animal inferior.
Alguns observadores compararam a ação do karma para as noções ocidentais de pecado e julgamento por Deus ou deuses, enquanto outros entendem karma como um princípio inerente do universo sem a intervenção de qualquer ser sobrenatural. No Hinduísmo, Deus tem um papel e é visto como um dispensador de karma, ver Karma no hinduísmo para mais detalhes. O último entendimento, sem a intervenção é a visão do budismo e do jainismo.
A maioria dos ensinamentos dizer que para o comum dos mortais, de estar envolvida com o karma é uma parte inevitável da vida diária. Contudo, à luz da escola hindu filosófica da Vedanta, bem como os ensinamentos de Gautama Buda, é aconselhado para qualquer fim de evitar, controlar ou tornar-se consciente dos efeitos dos desejos e aversões, como forma de moderar ou mudar o karma (ou, mais precisamente, uma de resultados cármicos ou destino).
Espiritismo
No Espiritismo karma, conhecido como "lei de causa e efeito", desempenha um papel central na determinação de como a vida deve ser. Espíritos são encorajados a escolher como (e quando) a sofrer represálias pelo mal que fizeram em vidas anteriores. Deficiência física, mental ou deficiência ou até mesmo a vida de um azar são devido às escolhas de um espírito faz antes de encarnar (isto é, antes de nascer para uma nova vida).
O que define o Espiritismo para além das visões mais tradicionais religiosas é que entende o karma como uma condição inerente ao espírito, quer encarnado ou não: as conseqüências dos crimes cometidos pelo último espírito para além da vida física e fazer com que ele (moral), dor no vida após a morte. A escolha de uma vida de dificuldades, portanto, uma maneira de se livrar da dor causada pela culpa moral e qualidades perfeitas que são necessárias para o espírito de progredir para uma forma superior.
Porque o Espiritismo sempre aceitou a pluralidade dos mundos habitados, o seu conceito de karma ficou consideravelmente complexo. Há mundos que são "primitivos" (no sentido de que eles são o lar de espíritos recém-nascido e ainda é muito baixo em intelecto e moral) e uma sucessão de mundos cada vez mais avançadas para onde os espíritos se movem como eles são elevados. Um espírito pode optar por ter nascido em um mundo inferior à sua, como uma penitência ou como uma missão.
Nova Era ea Teosofia
A idéia do carma foi popularizado no mundo ocidental, através do trabalho da Sociedade Teosófica.
Kardecista e reinterpretações Western New Age de karma freqüentemente lançá-lo como uma espécie de sorte associado com a virtude: se faz bem ou espiritualmente valiosos atos, um merece e pode esperar boa sorte, inversamente, se a pessoa faz coisas prejudiciais, pode-se esperar que a má sorte ou acontecimentos infelizes. Nessa concepção, o karma é afiliado com a lei do retorno ou neopagã Lei Tríplice, a idéia de que os efeitos benéficos ou prejudiciais um tem sobre o mundo voltará a si mesmo. Coloquialmente isso pode ser resumido como "o que vai, volta.
Há também a idéia metafísica de que, porque o carma é uma força da natureza e não uma criatura sensível capaz de fazer juízos de valor, o karma não é sobre boas e más, porque a aplicação dos rótulos seria um julgamento, mas que se trata de positivo e energia negativa, onde a energia negativa pode incluir coisas não vistas como "ser mau", como a tristeza eo medo, ea energia positiva pode ser causada por ser criativo e resolução de problemas, bem como por exsudação amor e fazer atos virtuosos.
É referido como "karma omniverse" ou "omni-karma", porque pressupõe a existência de um omniverse, que o espaço que contém todos os universos possíveis. A idéia omniverse inclui conceitos como a alma, a energia psíquica, a sincronicidade (um conceito originalmente psicanalista Carl Jung, que diz que as coisas que acontecem ao mesmo tempo estão relacionados), e as idéias de quântica ou a física teórica.

 

Fonte:crystalinks